Mercedes-Benz equipa linha de semipesados com sistema Econfort

Câmbio automatizado, novo eixo traseiro e cabina mais confortável são base do novo conceito.

Economia, Conforto e Desempenho. Esses três itens sempre foram fundamentais no desenvolvimento de qualquer produto da  Mercedes-Benz e agora são o foco das melhorias na linha de veículos semipesados. O conceito alia o câmbio automatizado PowerShift com uma nova geração do eixo traseiro HL-4, além de oferecer novo interior e nova suspensão de cabina.

Como base do sistema, o câmbio automatizado PowerShift dispensa o pedal de embreagem e tem a última marcha direta, recursos que reduzem sensivelmente o consumo da frota e fazem com que a direção se torne mais confortável e prática para o motorista, além de oferecer muito mais segurança e produtividade na jornada de trabalho.

Em sincronia com o câmbio está o eixo traseiro HL-4, com nova relação de redução (i=3,58). Essa solução vai de encontro às necessidades do mercado, em um cenário em que frotistas e transportadores procuram por soluções mais econômicas para o transporte de cargas. A inovação também reduz o ruído interno, gerando ainda mais conforto ao caminhoneiro.

O Econfort também é notado dentro da cabina, com suspensão que conta com dois pontos na dianteira com coxins e outros dois pontos na traseira com molas helicoidais. Isso isola as vibrações indesejadas e amortece os solavancos causados pelas irregularidades das vias.

Em suas horas de descanso, o condutor passa a contar com itens como toalheiro, cabideiro, iluminação remodelada e novas regulagens na cama, que pode ser king size nas versões de cabinas Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto.

Para completar, o motor que equipa o modelo Atego 2430 6×2, por exemplo, é o OM 926 LA com 286 cv de potência. O equipamento tem curva de torque que atinge 1.250 Nm de 1.100 a 1.200 rpm, sendo 32% maior do que o encontrado na concorrência.

No http://bit.ly/1kuEKwN você encontra as melhorias que o Econfort traz para cada um dos modelos da família Atego, do 1419 ao novo 2430.

Fonte: http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/