Fique atento: tacógrafo digital pode ser obrigatório para todos os caminhões

Exigência do Ministério Público do Trabalho é destinada à todos os veículos de transporte de carga no país.

Uma nova recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT) para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) visa a implementação da regulamentação administrativa, exigindo a adoção do tacógrafo digital para os veículos destinados ao transporte de carga no Brasil.

O equipamento tem como principal função registrar de forma automática os dados relativos à condução dos veículos, tempo de direção e repouso dos condutores. No documento, fica claro que todos os veículos de carga que necessitem do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas passem a adotar o tacógrafo digital, futuramente.

Com essa atitude o MPT espera viabilizar o controle do tempo de direção e permitir aos órgãos de fiscalização do trabalho e do sistema nacional de trânsito a elaboração de políticas públicas que garantirão um trânsito mais seguro, bem como condições adequadas de trabalho aos motoristas profissionais.

A principal vantagem é de que o equipamento digital é mais seguro e mais preciso do que o analógico e permite comprovar se os motoristas e empresas de transporte cumprem a legislação quanto ao tempo de condução e de repouso dos motoristas.

Fonte: http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/