Economize combustível e faça seu caminhão durar mais

Você sabia que com algumas dicas simples de seguir, é possível aumentar a vida útil do seu veículo de carga e economizar combustível? O site Transporte e Logística separou algumas medidas que você deve tomar se deseja que seu caminhão dure mais e nós destacamos os pontos mais importantes. Confira:

Não ande “na banguela”

Além de ser contra a lei, esse hábito é um dos mais equivocados do motoristas, já que, ao contrário do que se pensa, andar na banguela gasta sim combustível. Motores a diesel com marcha engatadas em declives gastam zero combustível, pois o próprio peso da carreta faz o diesel entrar em corte. Andar na banguela pode ainda danificar a caixa de transmissão e causar acidentes, já que o caminhão desengatado adere menos ao solo.

Mantenha os pneus calibrados adequadamente

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Goodyear, a manutenção da pressão correta dos pneus influencia 30% do desempenho. Assim, pneus descalibrados podem fazer você perder dinheiro. Abra o olho!

Não faça “dupla embreagem”

Popular em caminhões antigos, com transmissão do tipo “caixa seca”, esse hábito não se aplica a caminhões novos, e acelerar entre as pisadas na embreagem causa desperdício de combustível.

Não trafegue com carga acima da capacidade

O excesso de peso dá multa e prejudica o desempenho dos pneus. Além de tudo, pode causar acidentes.

Não mude de marcha em altas rotações

Uma das principais formas de desperdiçar combustível é trocar de marcha quando o tacômetro indica uma rotação muito alta. Mantenha o giro do tacômetro constante e seu gasto de diesel vai ser mais eficiente.