Axor 3131 6×4 foi uma das novidades da Mercedes na Fenatran

Modelo fora de estrada possui PBT de 31.500 kg e chega equipado com câmbio ComfortShift G-211 de 16 marchas.

Uma das estrelas da Mercedes-Benz na Fenatran – 19º Salão Internacional do Transporte – instalado no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, Axor 3131 6×4 fora de estrada, um gigante off road oferecido nas versões Basculante, Betoneira e Plataforma, o caminhão é o sucessor do 2831 e apresenta PBT de 31.500 kg.

Especialmente desenvolvido para severas operações fora de estrada nos setores da agroindústria, canavieiro e madeireiro, mineração e construção civil, ele é perfeito para rodar em pistas de terra e cascalho e terrenos que apresentam topografia irregular com grandes aclives e declives.

Com tração 6×4, um dos grandes trunfos do Axor 3131 é o já conhecido e consagrado câmbio semi-automatizado Mercedes ComfortShift G-211 de 16 marchas com pedal da embreagem. Já utilizado em outros extrapesados fora de estrada da Mercedes-Benz, ele realiza a troca de marchas através de um conjunto de válvulas eletropenumáticas controladas eletronicamente, não existindo ligação mecânica entre a alavanca seletora e o câmbio.

Substituindo a tradicional alavanca há um “joystick” e a marcha é engrenada assim que os engates são selecionados eletronicamente e o motorista pressiona o pedal da embreagem. Além de possuir um sistema de segurança que protege o motor, a embreagem e a transmissão contra situações extremas de rotação e torque, o ComfortShift G-211 exibe a marcha engrenada em um display do painel de instrumentos e, em casos de emergência, é possível o engate da ré, neutro e 2ª e 5ª marchas por meio de um botão seletor.

Fonte: http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/