Actros é referência em segurança no transporte de cargas.

Isso vale para caminhões, ônibus, vans e automóveis. Com base em seu DNA de inovação, a marca é pioneira e líder em desenvolvimento tecnológico. Em caminhões, por exemplo, foi a primeira a introduzir freios ABS (em 1981), ASR, sistemas inteligentes de frenagem, Controle de Proximidade, Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem, Programa Eletrônico de Estabilidade ESP, Bloqueio de Deslocamento para Partidas em Rampa, Assistência de Frenagem e também Assistência Ativa de Frenagem. “Nossos engenheiros, técnicos e especialistas sempre dedicam muita atenção aos aspectos de segurança ativa dos veículos”, afirma Joerg Radtke. “O objetivo é evitar, ao máximo, a ocorrência de acidentes ou diminuir seus impactos, afinal, um caminhão é um veículo de grandes dimensões, que normalmente opera com elevadas cargas. No caso do Actros, combinações de capacidade para até 74 toneladas de peso bruto total combinado – PBTC, conforme lei da balança”. O Actros oferece um Pacote Segurança com itens exclusivos, como o Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist/ABA), Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System), Controle de Proximidade (Proximity Control System) e Retarder.  Além de seu amplo pacote de componentes de avançada tecnologia, muitos deles de série. Conheça alguns deles: Asssitente Ativo de Frenagem – O assistente utiliza diversos sistemas do veículo para diminuir os impactos de um eventual acidente. Quando ele detecta uma situação de risco, reduz a velocidade do caminhão por meio dos avançados recursos de frenagem. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência. Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve o controle total ao motorista.

 

Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem – Uma câmera especialmente montada no para-brisa detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via.

 

Sistema de Controle de Proximidade – Um exclusivo e pioneiro sensor de radar, localizado no para-choque, monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância do caminhão em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura, diminuindo assim o risco de eventuais colisões. Este sistema, que monitora distâncias entre 15 e 150 metros, indicando-as no painel, assegura maior tranquilidade ao motorista, aumentando a segurança nas vias.

 

Retarder – Freio auxiliar que aumenta significativamente a potência de frenagem do veículo, proporcionando maior segurança no transporte e aumentando a vida útil dos pneus e dos freios.

Fonte: http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/