7 dicas para dirigir com segurança em dias de chuva

Dirigir com segurança é sempre fundamental, mas nos dias de chuva isso exige alguns cuidados especiais. A seguir, confira 7 dicas para garantir uma viagem tranquila, faça chuva ou faça sol:

1. Mãos sempre no volante: com as duas mãos no controle, você consegue dar mais estabilidade ao veículo, o que diminui significamente as chances de derrapagem.

2. Pneus e para-brisas em dia: verifique sempre as borrachas dos para-brisas e se os pneus estão calibrados e com os sulcos do tamanho correto. É isso que vai garantir visibilidade e frenagem em situações de emergência.

3. Atenção à aquaplanagem: muitas vezes, a chuva fraca é tão perigosa quanto um temporal. Quando a estrada está com uma fina camada de água, as chances de derrapar são grandes, por isso, diminua a velocidade e mantenha o volte firme.

4. Devagar e sempre: reduza a velocidade e, se for preciso, não pense duas vezes antes de procurar um lugar para estacionar o caminhão e esperar a chuva passar. Sua segurança está sempre em primeiro lugar!

5. Mantenha distância: seguir os demais carros na pista é uma boa estratégia para evitar buracos e outros obstáculos que acabam ficando menos visíveis por conta da chuva, mas mantenha sempre uma distância razoável, que permita que você freie ou desvie do veículo à sua frente em caso de emergência.

6. Faça tudo com calma: evite manobras arriscadas ou frenagens bruscas. Em dias de chuva, o tempo de reação dos demais motoristas é prejudicado pela falta de visibilidade e estado das estradas, portanto, todo cuidado é pouco.

7. Acenda os faróis: mesmo que esteja de dia, eles ajudam a tornar seu caminhão mais visível e a rodovia mais clara.

Fonte: http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/